quarta-feira, 25 de março de 2020

OS ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL

      Como as imagens são construídas? Como podemos formar imagens? Quais são os elementos da linguagem visual? Se prestarmos atenção a um desenho, veremos que nele há pontos, linhas e cores. As formas em artes visuais são constituídas por pontos, linhas, planos, cores, que chamamos de elementos da inguagem visual. Ao combiná-los entre si, podemos criar imagens.



O PONTO

          O Ponto (do latim punctum) é o menor sinal gráfico visível. O ponto tem três classificações:

           *  Ponto geométrico
           *  Ponto gráfico
           *  Ponto físico

          O ponto geométrico é uma entidade abstrata, imaginária e     não possui       dimensões (altura, largura e comprimento). É   utilizado em geometria para:

          * Definir um segmento de reta.
          * Localizar a origem de uma semi-reta.
          * Marcar o centro de uma circunferência.

       Usamos uma letra maiúscula do nosso alfabeto para   caracterizar o ponto   geométrico.

      O ponto gráfico é um elemento plástico que serve para   caracterizar volume.  É um sinal deixado por um material  qualquer,  numa superfície plana,  Isolado produz sensação de  vibração.  O ponto gráfico pode ter formas, dimensões e cores diversas.
     
    O enorme potencial expressivo do ponto sempre foi utilizado pelos artistas e gráficos que trabalham com publicidade, para a realização de efeitos de claro/escuro.
      
     O ponto físico é todo corpo esférico no espaço que nos circunda.  Ele tem largura, altura e profundidade.  O universo está repleto de pontos físicos.  Ex. bola de gude, bola de tênis, maçã, laranja.

O Ponto na Arte


     Recebe o nome de Pontilhismo.  Muitos artistas usaram o ponto como base para a realização de obras de arte, pinturas e imagens.  Os quadros desta fase são representados por pequenos pontos que formam um ambiente harmônico.  Temos grandes pintores representantes deste movimento , entre eles: Claude Monet, Edouard Manet, Edgard Degas, Georges Seurat ( criador do Pontilhismo), Auguste Renoir, entre outros.

  


AS LINHAS

       A Linha é um elemento fundamental da linguagem visual.  Segundo a definição geométrica, a linha é uma sucessão de pontos ou o deslocamento de pontos no espaço plano.

Pode ser quanto à forma:

Reta – tem infinitos pontos seguindo uma única direção.  Não tem começo nem fim e é designada por uma letra minúscula do nosso alfabeto.  Pode ser horizontal, vertical, inclinada e paralela.

Curva – formada por um movimento constante do ponto mudando a direção.  Pode ser aberta ou fechada.

Poligonal ou quebrada – formada por uma seqüência  de traço de reta.

Mista – formada pela  mistura de traços curvos e retos em seqüência .



Quanto à direção:

Convergentes – são linhas que se dirigem à um só ponto.

Divergentes – são linhas que se afastam de um mesmo ponto.

Paralelas – são linhas que se deslocam mantendo a mesma distância entre si.

Perpendiculares – são linhas que formam ângulos retos.



TEXTURA

        A palavra textura indica o ato de tecer.  Chamamos de textura a uma trama de sinais, pontos, traços e manchas com os quais se realizam as mais variadas atividades gráficas e artísticas.  Os artistas usam texturas para representar graficamente o claro/escuro, luz/sombra, para traduzir o sentido de volume e os efeitos de superfície.
     O volume é o espaço ocupado por um corpo de três dimensões.  Refere-se à forma e a extensão dos sólidos.  Está relacionado à idéia de espaço.  A superfície refere-se a parte externa de cada objeto e de cada elemento natural ou artificial.
     Texturas naturais são aquelas encontradas na natureza e as texturas artificiais são aquelas feitas por nós com pontos, traços e manchas.


    



















 FORMAS


     Forma é o aspecto exterior dos objetos reais, imaginários ou representados. A linha descreve uma forma, ou seja, uma linha que se fecha dá origem a uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma.



CORES


      A cor é o elemento visual caracterizado pela sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material. 
      Ao falarmos de cores, temos duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento.
     A Cor-Luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor em muitas cores. A luz branca contém todas as cores. No caso da Cor-Pigmento a luz é que, refletida pelo material, faz com que o olho humano perceba esse estímulo como cor. Os pigmentos podem ser divididos em dois grupos diferentes: os transparentes e os opacos.
   As cores pigmento transparentes são mais utilizadas nas artes gráficas, nas impressoras coloridas entre outros meios de produção.
   As cores pigmento opacas são geralmente utilizadas nas artes plásticas, são mais populares, portanto, são mais conhecidas pelos estudantes da escola básica.
    Os dois extremos da classificação das cores são: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se reflita nenhuma cor. Essas duas "cores" portanto não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.
NOMENCLATURA DAS CORES
   Tanto a cor-luz quanto a cor-pigmento, seja ela transparente ou opaca se divide em:

Cores primárias - aquelas consideradas puras, que não se fragmentam.



Cores secundárias - obtidas através da mistura em partes iguais de duas cores primárias. 



Cores terciárias - são obtidas pela mistura de uma primária com uma secundária ou a partir das primárias em proporções desiguais. 

Cores neutras - o preto e o branco, embora sejam consideradas como ausência e totalidade das cores-luz respectivamente, no entendimento das cores-pigmento são também conhecidas, juntamente com o cinza, como cores neutras. Não aparecem no círculo cromático.


Cores Quentes e Cores Frias
      As cores possuem seus valores de luminosidade. Algumas são mais alegres, mais vivas, que classificamos de cores quentes.
     As cores quentes nos lembram o fogo, o sol, e transmitem o arrojo, a aventura, o estímulo, o calor.
    Outras são mais escuras e tristes, que classificamos de cores frias, que classificamos de cores frias, e transmitem a calma, o repouso, o frio, a sombra.
    As cores quentes são derivadas do vermelho e as frias derivam do azul. A cor amarela é equilibrada. Os tons de roxo podem ser classificados como quentes ou frios, pois apresentam tanto azul como o vermelho.

Harmonia das cores
Harmonia é a combinação entre duas ou mais cores. São estas as principais maneiras de combinar cores:
Monocromia
É a harmonia conseguida quando utilizamos somente uma cor, com suas variações de tons, obtidas com o auxílio da cor branca ou preta.
Isocromia
È a harmonia conseguida através de uma cor e seus matizes. Por exemplo: amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-amarronzado.
Policromia
É a harmonia conseguida através de várias cores.



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